AUÊ + Indisciplinar

De Indisciplinar
Ir para: navegação, pesquisa

Como entendemos as coisas hoje:

Grupo AUÊ!

Grupo amplo que reúne pesquisadores/as, estudantes de graduação e de pós-graduação e aproxima a temática da agricultura urbana (AU) a diferentes campos de investigação em curso na universidade, dentre eles: planejamento urbano, agroecologia, espaço público cotidiano, questão ambiental urbana, conflitos socioambientais, questão agrária, organização popular, segurança alimentar, economia popular e solidária. Promove o encontro entre pesquisadores/as e representantes de experiências populares, movimentos sociais e órgãos públicos que já desenvolvem ações que dialogam com a temática. Projetos de iniciação científica e extensão em curso: http://aueufmg.wordpress.com/grupo/ Tem uma dinâmica própria e uma coordenação (Dani Adil e Heloisa Costa) e conta com a participação de professoras/es coordenadoras/es de projetos (Rodrigo, Maria Luiza e Adriana). Luisa, Nathan e Dani Moura assumem um papel de co-gestão das atividades na ausência de Dani Adil. Tem reuniões semanais (às terças, 14h00) com bolsistas e voluntários e reuniões com bolsistas, voluntários e professoras/es coordenadoras/es de projetos quinzenalmente (às terças, 14h00). Tem um site que agrega informações sobre AU (notícias, vídeos, etc.) e sobre trabalhos e produções do grupo. Cooperação com o Indisciplinar: entraria nesta ação conjunta com a coleta de dados, com as relações com alguns atores que atuam na AU na RMBH, com a mobilização dos grupos, histórico de cooperação com a AMAU, etc., além das formulações teóricas e conceituais sobre a agricultura urbana e sua relação com a cidade.


Grupo INDISCIPLINAR

Grupo amplo formado por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação oriundos de diversos campos do conhecimento (Arquitetura, Economia, Geografia, Letras, Direito, Filosofia, Engenharia, Design, Biologia, Sociologia, Antropologia, dentre outros). Realiza projetos de extensão e de iniciação científica sobre a produção contemporânea do espaço urbano. Projetos em curso: ??? O grupo funciona de modo mais autônomo e sem que, necessariamente, as decisões sejam discutidas por uma "coordenação" ou pelo grupo como um todo. Existem parcerias isoladas dos integrantes com pessoas de fora do grupo que, em determinadas ocasiões, são compartilhadas com o grupo todo. O grupo faz reuniões de estudo???? Os inúmeros eventos realizados pelo grupo configuram espaços de construção teórica sobre o comum? É possível inserir a AU nesta agenda? Cooperação com o AUÊ!: desenvolvimento da plataforma e do aplicativo; formulações teóricas e conceituais sobre o Comum; aproximação da AU de outras práticas "comuns"; proposição de uso agrícola para espaços identificados (lotes vagos e prédios abandonados) em parceria com a professora Junia, etc.

Ações conjuntas possíveis AUÊ! e Indisciplinar

Importante "legitimar" esta cooperação nos dois grupos. Como fazer isto? Definindo interlocutores; colocando nos blogs; fazendo projetos juntos e reconhecendo a cooperação; etc… Questão para Marcelo: como Indisciplinar ou prof/pesquisador, teria disponibilidade de participar de alguma dinâmica de reuniões do AUÊ! ? Participação nas atividades de comunicação da AMAU visando fortalecer a articulação: Dani Moura, Luisa e Gabriel, pelo AUÊ! Quem pelo Indisciplinar?. O projeto de extensão que faz referência à AU: é a base concreta para a ação conjunta ou deve ser readequada? Podemos trabalhar sobre ela mesmo que ainda não tenha sido aprovada? Criação do mapa colaborativo construído pelos dois grupos com créditos dados aos dois grupos e para as pessoas que se envolverem individualmente. Aproximar a AU da agenda do Comum que está em construção em BH e outras conexões. Produção de materiais de divulgação/mobilização (Exemplo: cartilha com instruções para construção de captação de água da chuva para hortas, etc.). Agregar pessoas interessadas nas questões tecnológicas + agricultura urbana para capacitar outras pessoas e coletivos.

Pendências

Discutimos na última reunião por Skype (eu e Dani Adil) e já havíamos combinado há dois meses atrás, de Marcelo escrever um email se apresentando ao AUÊ! (aue.ufmg@gmail.com) para, a partir desta primeira colocação/aproximação, começarmos a pensar as ações conjuntas. Decidir se faz mais sentido a plataforma estar no AUÊ! ou na AMAU ou a plataforma estaria no site da AMAU, apoiada pelo AUÊ! e pelo Indisciplinar? Mesmo que nem todas as experiências façam parte da AMAU, ela poderia ser um agente social que coloca este tema da AU na roda também, para além das experiências que são cadastradas na AMAU. Se esta plataforma for inserida no site da AMAU, quem vai "cuidar" dela?