CARTOGRAFIA DAS CONTROVÉRSIAS NO BAIRRO SANTA TEREZA: PRIMEIROS PASSOS
CARTOGRAFIA DAS CONTROVÉRSIAS NO BAIRRO SANTA TEREZA – PRIMEIROS PASSOS
Trabalho de Conclusão de Curso
Monografia apresentada ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Orientadora: Natacha Silva Araújo Rena
Belo Horizonte
Dezembro de 2019
RESUMO
O presente trabalho realiza uma cartografia da formação histórica do bairro Santa Tereza, na intenção de constituir uma fonte de pesquisa de dados, que auxiliem a evidenciação dos conflitos, das contradições e dos reais interesses que atravessam as lutas territoriais no bairro, através das aplicações iniciais do método da Cartografia das Controvérsias do Indisciplinar. Ao traçar novas conexões entre os fatos “oficiais” históricos e políticos e os conflitos sociais, espaciais e culturais presentes, é possível expor contradições e falsos consensos, estabelecendo nova visualização e, consequentemente, novo entendimento das tramas sociais, capitais e políticas que disputam território. Como ponto de partida, o Capítulo 1 discorre sobre o método utilizado no trabalho. Com base nos trabalhos do Indisciplinar, são apresentados os pressupostos teóricos e seus instrumentos de pesquisa, acompanhamento os desdobramentos da cartografia deleuziana até a cartografia das controvérsias. No Capítulo 2 contém uma historiografia da formação do Santa Tereza feita através de um esforço de escrita cartográfica a partir do levantamento de muitos dados. O Capítulo 3 propõe um recorte temático, que é o aprofundamento sobre o conflito territorial em torno do Chapéu de Napoleão, em que se pôde iniciar as aplicações dos dados e análise previstos na Cartografia das controvérsias.
Palavras-chave: Santa Tereza, Cartografia, Controvérsias, Urbanismo, Operação Urbana, category:Método, Espaço Urbano, Projeto Urbano.