Cartografia da Cultura na Izidora
Índice
Esperança
Danado
Muro
Rosa Leão
Charlene
Logo na chegada do grupo à ocupação, fomos recebidos pela Charlene no barracão comunitário, coordenadora da Rosa Leão. Antes de entrarmos no assunto da cultura na ocupação, propriamente dita, Charlene nos explicou como surgiu a Rosa Leão e como se deu a organização posterior, já que ela surgiu de forma mais espontânea se comparada com Esperança e Vitória. Um ponto muito importante foi o processo de redistribuição dos lotes de forma que possibilitasse a destinação de áreas para a construção de espaços coletivos (Barracão Comunitário (novo, que será construído ao lado do já existente) Horta Comunitária, Centro de Saúde, Igreja Católica, Creche Comunitária, Quadra Coberta, além de uma grande Área de Preservação Ambiental).
Crianças
Na Rosa Leão, todo lugar é das crianças. Brincadeiras de rua, coletividade, contato com a natureza e com os animais fazem parte do dia a dia dessas crianças. A felicidade é nítida e a receptividade dos pequenos encanta quem passa por lá.
Seu Raimundo
Vitória
Mc Coroa
Mc Coroa mora na Ocupação Vitória há mais de dois anos. Pesava 120kg quando se mudou para a Izidora e, só de trabalhar em sua horta, emagreceu 45kg. Ele pesca e planta o alimento de sua família, aproveitando do brejo de uma lagoa que secou para plantar mandioca, cana, banana e laranja, deixando a beira do lago preservada, onde planta batata doce. Segundo ele, isso ajuda a evitar o assoreamento e as ramas, quando caem no poço, servem de alimento para os peixes. Mc Coroa já cantou forró, e hoje trabalha com o baile funk.
Ana
Ana é moradora da Ocupação Vitória. Antes de construir sua casa, morava em um barracão, que existe até hoje próximo a casa atual. Dentro de seu lote, há uma horta comunitária, uma nascente de rio, fogão à lenha.
Vera
Vera, mãe da Lara, morava debaixo do viaduto antes de ter sua casa na Ocupação Vitória. Vera possui um carrinho onde cata materiais recicláveis para vender. Além disso, faz faxinas para complementar sua renda.
William
William é morador dono de um bar dentro da Ocupação Vitória e, segundo ele, várias pessoas de fora da Izidora são frequentadoras. Ele é também açougueiro e pedreiro, e faz um preço menor para trabalhos dentro da ocupação.
Seu Wanderley
Seu Wanderley é morador da Ocupação Vitória e é violeiro e compositor. Em nossa conversa com ele, admitiu que a ocupação melhorou sua qualidade de vida, já que anteriormente morava na casa da irmã, uma casa - nas palavras dele - "cercada por um muro de 5 m" na qual ele não tinha contato com a cidade.