Mudanças entre as edições de "INCTs"
(Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) |
m (Marcelo moveu a página Usuário:Marcelo para INCTs) |
(Sem diferença)
|
Edição atual tal como às 18h13min de 21 de julho de 2014
Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
"Conhecimento. Os INCTs representam o “nível mais complexo” do sistema de ciência e tecnologia no Brasil, segundo Oliva. Cada um deles é composto por uma rede de pesquisadores e instituições, que se unem para desenvolver algum grande projeto temático de pesquisa. Os projetos têm de ser obrigatoriamente multicêntricos e multidisciplinares, agregando especialidades e experiências de diversas áreas na busca de soluções para “grandes problemas nacionais”, seja pela produção de conhecimento científico ou pelo desenvolvimento de novas tecnologias.
Segundo o ministro Campolina, os INCTs são “uma forma de dar um salto de conhecimento científico e abrir condições para que esse conhecimento seja transferido para aplicações práticas”. Uma das exigências do edital é que os projetos sejam desenvolvidos em parceria com empresas.
A ideia é focar em grandes temas, considerados estratégicos para o País, como nanotecnologia, biotecnologia, biocombustíveis, agricultura, mudanças climáticas e saúde. Mas qualquer área poderá ser contemplada, segundo Oliva. “O edital não está limitado a nenhum tema; é aberto a todas as áreas da ciência”, disse. “O que importa é o mérito dos projetos.”
Os 126 INCTs atuais são agrupados em 8 grandes temas: Ciências Agrárias, Energia, Engenharia e Tecnologia da Informação, Ciências Exatas e Naturais, Humanas e Sociais, Ecologia e Meio Ambiente, Nanotecnologia e Saúde. Os temas específicos de cada instituto são bastante variados: café, dengue, engenharia de software, fluidos complexos, estudos da metrópole, Antártida, madeiras da Amazônia, mudanças climáticas, nanomateriais de carbono, dengue, sangue, saúde da mulher e desenvolvimento de fármacos … só para citar alguns.
Os institutos existentes não poderão ser automaticamente renovados. Terão de concorrer com um novo projeto, como todos os outros. “É uma nova competição”, descreveu Oliva."
observar o edital: II.1.1.2.3. Transferência de Conhecimentos para a Sociedade: caracterizada pela utilização de outros instrumentos, além da publicação científica. O Instituto deve ter um programa bem estruturado de educação em ciência e difusão de conhecimento, conduzido por seus pesquisadores e pelos bolsistas a ele vinculados, focalizado preferencialmente na educação científica da população em geral, por meio de acordo com as redes de ensino das localidades onde se situam os grupos participantes do Inst