Mudanças entre as edições de "Indisciplinar:Sobre"

De Indisciplinar
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com 'Arquivo:indisciplinar.png ---- O grupo INDISCIPLINAR, sediado na Escola de Arquitetura da UFMG, tem suas ações focadas na produção contemporânea do espaço urbano. C...')
(Sem diferença)

Edição das 05h17min de 20 de janeiro de 2015

Indisciplinar.png


O grupo INDISCIPLINAR, sediado na Escola de Arquitetura da UFMG, tem suas ações focadas na produção contemporânea do espaço urbano.

Considerada a centralidade do espaço nos processos de globalização – os impasses, questões e potencialidades dela decorrentes –, e os processos constitutivos do espaço social, toma-se o urbano em sua capacidade de engendrar singularidades e diferença.

A dimensão do Comum é a idéia norteadora das práticas do grupo, bem como elemento articulador de sua composição e atuações diversificadas.

O grupo é formado por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação oriundos de diversos campos do conhecimento (Arquitetura, Economia, Geografia, Letras, Direito, Filosofia, Engenharia, Design, Biologia, Sociologia, Antropologia, dentre outros) e de várias instituições acadêmicas (Universidad Javeriana de Bogotá, UFMG, Universidade de Itaúna, Puc Minas, Centros Universitários UNA e UNIbh), profissionais e cidadãos interessados na temática urbana.

O grupo articula-se em rede com outras instituições e grupos de pesquisa tais como Práxis (EAUFMG), Pólos da Cidadania (Direito UFMG), Cidade e Alteridade (Direito UFMG); rede Universidade Nômade e coletivos diversos como a ONG Real da Rua, Brigadas Populares, Favela é isso aí, Centro Moravia de Medellín, Oficina Informal de Bogotá, JA.CA, dentre outros.

As atividades do grupo compreendem, imbricando-as indissociadamente, teoria e prática, atividades de ensino, pesquisa e extensão (disciplinas, grupos de estudos, publicações, eventos, assessoria técnica, projetos extensionistas e de pesquisa), ativismo urbano e experiências diversas em uma abordagem transversal e indisciplinar na construção de uma experiência criativa e desierarquizada do espaço urbano.

Metodologia

Acreditando na COPESQUISA como forma de pesquisa engajada e militante, possuímos diversas estratégias de ação envolvendo a GERAÇÃO DE TECNOLOGIA SOCIAL (compartilhar e re-aplicar o conhecimento produzido coletivamente. copyleft e produção de metodologias que possam ser multiplicadas). Como foco macropolítico, interessam estudos e ações que envolvam, principalmente a América Latina. http://residenciasenred.org/pt-br/

Publicações

(livros; cartilhas; artigos científicos, textos longos e curttos, ensaios, produções artísticas e gráficas em revistas, fanzines e jornais; utlização intensiva da internet e das redes sociais, textos acadêmicos e conectados à realidade cotidianas produzidos para blogs)

+ Cartografias Críticas (cartografias da produção do espaço produzidas colaborativamente ou não, diagramas, mapas georreferenciados, biomapas, mapemantos etno-gráficos, …)

+

ATIVISMO URBANO participação em vários movimentos da sociedade civil organizada e em: conselhos, foruns, comissões, junto ao poder público, + reuniões em comunidades + ações na cidade + diversos movimentos de resistência + manifestações + acampamentos + festas + picnics + okupas

+

Produção Cultral e participação em diversas formas de manifestações culturais e de resistência positiva

+

FORMAÇÃO DE REDES COLABORATIVAS

+

Orientações de TCC, pesquisas, mestrados e doutorados