Natureza Urbana e produção do comum - VAC 2016

De Indisciplinar
Revisão de 09h49min de 24 de abril de 2019 por Indisciplinado (discussão | contribs) (Criou página com 'O evento Natureza Urbana e Produção do Comum é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Indisciplinar em parceria com o VAC 2016 e pretende reunir coletivos que lutam pela Prese...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

O evento Natureza Urbana e Produção do Comum é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Indisciplinar em parceria com o VAC 2016 e pretende reunir coletivos que lutam pela Preservação da Natureza Urbana e do Patrimônio a grupos que reivindicam o direito à moradia para todos.

700PXpx

Apesar do cenário atual de avanço do capital imobiliário sobre importantes áreas urbanas, é possível identificar a intensificação de movimentos multitudinários contra os processos neoliberais. Ainda que ambas as lutas tenham um adversário comum – a voracidade do capital financeiro -, em diversas ocasiões são colocadas em lados opostos, como se a questão ambiental pudesse ser desconectada da pauta social e vice-versa.

VAC2016 2.png


A luta por uma cidade mais verde e por um cidade mais justa deveria ser uma só! Propõe-se integrar essas pautas em uma discussão conjunta, que culminará na redação de uma carta-manifesto a ser apresentada na UN-Habitat em Quito, Equador, em 2016. O evento ocorreu em fevereiro de 2016 e a programação contou com seminário no Palácio das Artes- Sala João Ceschiatti com os convidados de diversos movimentos (Parque Augusta – SP, Fica Ficus – BH, Serra da Gandarela – BH, Espaço Comum Luiz Estrela- BH, Ocupações da Izidora, Ocupe Estelita (Recife) e um Circuito às ocupações urbanas e às áreas verdes de BH (Ocupações do Barreiro (com café da manhã preparado pelos moradores e pela Cozinha Comum da EA UFMG); Parque Jardim América – BH; Mata do Planalto. Também foi realizada uma escrita coletiva da carta-manifesto/ estandarte que participou em seguida do cortejo de entrega da carta à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) com o bloco de carnaval : Bloco JA.

A curadoria foi de Natacha Rena, Marcela Silviano Brandão, Luciana Bragança e Ana Isabel de Sá.

Link para maiores informações sobre o VAC 2016: www.veraoarte.com.br