Mudanças entre as edições de "Cidades Verdes"

De Indisciplinar
Ir para: navegação, pesquisa
(Utilidades)
(Utilidades)
 
Linha 69: Linha 69:
 
[http://www.catmed.eu/dic/es/50/zonas-verdes-y-areas-de-esparcimiento Este site] mostra a metodologia que eles utilizam para medir áreas verdes por habitante.
 
[http://www.catmed.eu/dic/es/50/zonas-verdes-y-areas-de-esparcimiento Este site] mostra a metodologia que eles utilizam para medir áreas verdes por habitante.
 
Según recomendaciones de la OMS, las ciudades deben disponer, como mínimo, de entre 10 y 15 metros cuadrados de área verde por habitante, distribuidos equitativamente en relación a la densidad de población. Es aconsejable que esta relación alcance valores entre 15 y 20 metros cuadrados de zona verde útil.
 
Según recomendaciones de la OMS, las ciudades deben disponer, como mínimo, de entre 10 y 15 metros cuadrados de área verde por habitante, distribuidos equitativamente en relación a la densidad de población. Es aconsejable que esta relación alcance valores entre 15 y 20 metros cuadrados de zona verde útil.
 +
 +
--
 +
 +
OMS – Organização Mundial de Saúde, considera-se como área verde o local onde há o predomínio de vegetação arbórea, englobando as praças, os jardins públicos e os parques urbanos. Os canteiros centrais de avenidas e os trevos e rotatórias de vias públicas, que exercem apenas funções estéticas e ecológicas, devem, também, conceituar-se como área verde.
 +
O índice de áreas verdes é aquele que expressa a quantidade de espaços livres de uso público, em kilômetros quadrados ou metros quadrados, pela quantidade de habitantes que vivem em determinada cidade. Ainda em relação aos índices é importante ressaltar que está difundida a arraigada no Brasil à assertiva de que a ONU - Organização das Nações Unidas e a OMS - Organização Mundial de Saúde consideram ideal que cada cidade disponha de 12 (doze) metros quadrados de área verde por habitante.
 +
 +
[ftp://ftp.saude.sp.gov.br/ftpsessp/bibliote/informe_eletronico/2007/iels.mar.07/iels61/E_PL-160_2007.pdf Diário Oficial de São Paulo]

Edição atual tal como às 16h44min de 6 de maio de 2015

Diretrizes

http://www.anapcidades.org/#!submisses/c5pb


2) CIDADES VERDES Neste eixo temático os autores deverão o propor uma discussão técnica e científica sobre um dos temas: Arborização e Florestas Urbanas; Área de Preservação Permanente Urbana; Arquitetura da Paisagem; Cidades Sustentáveis; Infraestrutura Verde; Jardins, Parques Lineares, Corredores Verdes, Parques Urbanos e Praças; Planejamento Ambiental; Projetos Urbanísticos e Ambientais; Recuperação de Áreas Degradadas; Requalificação Ambiental Urbana, dentre outros temas afins.

Avaliação dos trabalhos será feita aos pares, por meio de uma revisão "CEGA", sem identificação de autoria/orientador/a ou instituição de ensino, observando os seguintes critérios: Título do trabalho; Atendimento as normas da ABNT; Resumo e palavras-chave (três idiomas: português, inglês e espanhol); Estruturação do trabalho (introdução, objetivos, metodologia / método de análise, resultados e conclusão); Observâncias das fontes (figuras, imagens, gráficos, mapas, etc.); Relevância científica; Ortográfica;

Todos os trabalhos deverão ser encaminhado por e-mail: cidades@amigosdanatureza.org.br


Coerência na conclusão do trabalho; Referencial bibliográfico.

modelo artigo completo

Ideias

Agricultura Urbana - Softwares;

Cidades Sustentáveis; Infraestrutura Verde;

Estudo de caso numa área - mata planalto - ou jardim américa ou BH como um todo?

Concentração X distribuição do verde entre cidades; comparando aspectos de índice de verde por habitante por m2 (OMS) que é um aspecto quantitativo x acesso ao verde pela população local, aspecto qualitativo.

verde cenário natureza contemplativa natureza sentimetalizada

Utilidades

http://indicadores.cidadessustentaveis.org.br/area-verde-por-habitante


A capital do Paraná já recebeu inúmeros títulos relacionados à sustentabilidade. Modelo no país, Curitiba é listada como “cidade verde” ao lado de modelos como Copenhagen, Oslo, Amsterdã, Madri, Estocolmo, Vancouver e Portland.

Considerada uma das dez cidades mais sustentáveis do mundo, com 64,5 metros quadrados de área verde por habitante, possui a melhor qualidade do ar do país, segundo a OMS. São 36 espaços urbanos de preservação, configurados em parques e bosques, o que explica ter sido selecionada como a segunda do ranking mundial de equilíbrio ambiental. http://ciclovivo.com.br/noticia/curitiba-possui-64-5-m-de-area-verde-por-habitante

--

La Organización de las Naciones Unidas recomienda a los países que las ciudades deben tener por lo menos 16 metros cuadrados de áreas verdes por persona. La Organización Mundial de la Salud, recomiendo al menos nueve é o que diz esse site

Con un total de 52 metros cuadrados de áreas verdes por persona, Curitiba se destaca por sobre las demás ciudades del mundo, ya que no sólo es considerada como la capital ecológica de Brasil, sino que también es una de las ciudades que encabeza el ranking de ciudades con más áreas verdes por persona.

Por otro lado y también en la región de Latinoamérica, tenemos el caso de nuestros vecinos argentinos que cuentan con una de las ciudades con menor cantidad de áreas verdes por persona: Buenos Aires, con una triste cifra de 1,92 metros cuadrados.

-- Este site mostra a metodologia que eles utilizam para medir áreas verdes por habitante. Según recomendaciones de la OMS, las ciudades deben disponer, como mínimo, de entre 10 y 15 metros cuadrados de área verde por habitante, distribuidos equitativamente en relación a la densidad de población. Es aconsejable que esta relación alcance valores entre 15 y 20 metros cuadrados de zona verde útil.

--

OMS – Organização Mundial de Saúde, considera-se como área verde o local onde há o predomínio de vegetação arbórea, englobando as praças, os jardins públicos e os parques urbanos. Os canteiros centrais de avenidas e os trevos e rotatórias de vias públicas, que exercem apenas funções estéticas e ecológicas, devem, também, conceituar-se como área verde. O índice de áreas verdes é aquele que expressa a quantidade de espaços livres de uso público, em kilômetros quadrados ou metros quadrados, pela quantidade de habitantes que vivem em determinada cidade. Ainda em relação aos índices é importante ressaltar que está difundida a arraigada no Brasil à assertiva de que a ONU - Organização das Nações Unidas e a OMS - Organização Mundial de Saúde consideram ideal que cada cidade disponha de 12 (doze) metros quadrados de área verde por habitante.

Diário Oficial de São Paulo