Discussão:ProEXT 2016 - IND.lab

De Indisciplinar
Revisão de 16h29min de 26 de abril de 2015 por Marcelo (discussão | contribs) (Quadro de Avaliação para a Seleção Interna de Propostas:)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Correções feitas:

Itens 5 e 6.

Quadro de Avaliação para a Seleção Interna de Propostas:

O que foi separado para revisão (exceto parte técnica e orçamentos)

2. Atendimento ao tema 4 Essa questão objetiva verificar a adequação da proposta à Linha Temática na qual concorre.

5. Natureza acadêmica "3.1.1 a 3.1.5 " A questão objetiva verificar a consistência acadêmica da proposta. Por favor, analise a proposta quanto aos seguintes aspectos: 1) cumprimento ao preceito da indissociabilidade extensão, ensino e pesquisa, caracterizada pela integração da ação desenvolvida à formação técnica e cidadã do estudante e pela produção e difusão de novos conhecimentos e novas metodologias, de modo a configurar a natureza extensionista da proposta; 2) impacto na formação do estudante – técnico-científica, pessoal e social, existência de projeto didático-pedagógico que facilite a flexibilização e a integralização curricular, com atribuição de créditos acadêmicos, sob orientação docente/tutoria e avaliação; 3) geração de produtos ou processos como publicações, monografias, dissertações, teses, abertura de novas linhas de extensão, ensino e pesquisa; 4) integração com o ensino de graduação. Após analisar a proposta, indique uma nota de 0 a 10 considerando o conjunto dos quesitos acima.

6. Relação com a sociedade "3.2.1. a 3.2.4 e 2.13 " Por favor, analise a forma como a proposta se relaciona com a sociedade, considerando os seguintes quesitos: 1) impacto social, pela ação transformadora sobre os problemas sociais, contribuição à inclusão de grupos sociais, ao desenvolvimento de meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimento e à ampliação de oportunidades educacionais, facilitando o acesso ao processo de formação e de qualificação; 2) relação bilateral com os outros setores da sociedade, pela interação do conhecimento e experiência acumulados na academia com o saber popular e pela articulação com organizações de outros setores da sociedade, com vistas ao desenvolvimento de sistemas de parcerias interinstitucionais; e 3) contribuição na formulação, implementação e acompanhamento das políticas públicas prioritárias ao desenvolvimento regional e nacional.

8. Caracterização e justificativa da proposta "3.3.3 " Por favor, analise a proposta considerando os seguintes aspectos relacionados à caracterização e justificativa: 1) qualidade da descrição da problemática a ser abordada; 2) pertinência da proposta para o recebimento de recursos públicos; 3) explicitação detalhada dos fundamentos teóricos que a orientaram; 4) apresentação das justificativas das rubricas e itens contemplados na proposta orçamentária. A descrição está demasiado extensa e perde um pouco da objetividade. Constam da proposta DEZ páginas completas de referências bibliográficas, mas grande parte delas é dos anos 1980-90. Até as citações de internet são de janeiro/2014. No entanto, a justificativa para os itens de despesa é sumária: “O material permanente será utilizado para cumprir os objetivos do projeto.”

9. Clareza de objetivos e metas "3.3.4 " Por favor, analise a proposta considerando os seguintes aspectos relacionados à objetivos e metas: 1) qualidade da definição do objetivo geral da proposta; 2) clareza e precisão dos objetivos específicos; 3) qualidade da correlação entre metas definidas e objetivos a serem alcançados. "Proposta bem caracterizada e com boa justificativa. Os objetivos são pouco claros e são quase todos genéricos. Não foram apresentadas as metas a serem atingidas.

10. Adequação e qualidade da metodologia 3.3.5 Por favor, analise a qualidade metodológica da proposta considerando os seguintes aspectos: 1) explicitação dos procedimentos metodológicos; 2) participação da comunidade beneficiada no processo decisório; 3) coerência metodológica com os objetivos da proposta; 4) coerência metodológica com os princípios da Extensão, entendida como o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. Os procedimentos não estão descritos com clareza.

12. Viabilidade do cronograma de execução 3.3.7 Por favor, analise a consistência do cronograma de execução considerando os seguintes quesitos: 1) viabilidade do cronograma de execução; 2) consistência do cronograma e sua relação com os objetivos e metas propostos; 3) envolvimento equilibrado e distribuído da equipe executora ao longo de todo o cronograma de execução. Por favor, concentrar a avaliação nas atividades cadastradas e não na carga horária inscrita no quadro de equipe executora. "O cronograma é muito bem detalhado, indicando uma distribuição das atividades entre os numerosos membros da equipe. Não foram apresentadas as metas a serem atingidas. Chamou a atenção o pequeno número de bolsistas solicitado – apenas dois. Não foi apresentado plano de trabalho dos bolsistas."

13. Acompanhamento e avaliação 3.3.8 e 3.3.9 Por favor, analise a qualidade e a dinâmica utilizada para se proceder com o acompanhamento e a avaliação da proposta, considerando os seguintes quesitos: 1) qualidade da descrição do processo de acompanhamento e avaliação; 2) previsão de métodos avaliativos que consideram a opinião da comunidade e do público alvo; 3) existência de indicadores bem definidos e explicitação sistemática da avaliação. "